top of page

ENTREVISTA COM SALESIO JUNIOR

Autor do livro "Item 40." conta para o Skull Blog um pouco sobre seu livro, projetos de escrita e muito mais!


Olá, meu povo lindo! Como vocês estão? Eu espero que muito bem, pois para aguentar tanta novidade é preciso estar no auge da vitalidade, não é mesmo?

O post de hoje é mais uma super interação com um dos protagonistas do nosso quadro fantástico “ENTREVISTA COM AUTORES”, onde vocês, querido leitores e/ou escritores, conhecem um pouquinho mais sobre a vida, a trajetória de escrita e mais outras coisinhas dos novos autores da casa. Bacana, não? Ah, eu sei que vocês gostam de saber de tudo sobre esses talentos da Skull.


O convidado de hoje é o admirável Salesio Junior, autor da obra “Item 40.” - Ele nos conta sobre como foi escrever esse livro e várias “inéditas” (adorooo).

Sem mais delongas, bora pra essa entrevista maravilhosa com esse autor maravilhoso!

Quem sabe não encontram o pote de ouro no fim disso tudo.



SKULL BLOG: Fale um pouco sobre você. (Onde você nasceu, sua idade…)


SALESIO: Nasci na Lapa/PR, mas com dois anos minha família voltou para Criciúma/SC que carinhosamente chamo de Cricihell, pois se vocês morassem aqui saberiam o motivo. Não temos uma estação definida, quando é frio, é FRIO e quando é calor, é uma amostra do forno da vó assando bolo. Tenho 31 anos, sou homosexual com orgulho, como um bom millennial eu sou fã de Friends, Evanescence e Harry Potter (nesta ordem).


SKULL BLOG: Qual a sua formação? (Ensino Médio, Curso Técnico…)


SALESIO: Sou formado em Técnico em segurança do trabalho, Engenharia Química e faço mestrado em Engenharia Têxtil.


SKULL BLOG: Qual foi seu primeiro contato com a Literatura? Como começou a escrever?


SALESIO: Meu pai apresentou o livro “O fantástico mistério de Feiurinha” do Pedro Bandeira quando eu tinha 8 anos e me apaixonei pela história. Eu comecei a escrever como terapia, e a coisa foi fluindo e quando eu vi, já tinha três livros escritos.

SKULL BLOG: Sempre escreveu o gênero que trabalha atualmente? (Ex: Começou com Romance e agora está voltado para o Terror)


SALESIO: Eu sempre gostei muito do tipo de livro do “O fantástico mistério de Feiurinha” pois usa obras clássicas e dão uma continuidade com um toque de humor. Amo obras que fazem isso com fatos históricos ou personalidades importantes da humanidade. Eu leio muito sobre psicologia para usar um pouco nos livros, pois as teorias da psicologia me fascinam, ok, estou divagando! O gênero publicado pela editora foi o único que eu fiz, os demais que tenho arquivados são de fantasia [...] “Item 40.” é uma mescla da realidade com fantasia.

SKULL BLOG: A escrita é bem mais complicada do que apenas sentar em frente ao computador e despejar ideias, ela muitas vezes é recheada de planejamentos e estratégias. Sendo assim, como funciona o seu processo para criar um novo livro?


SALESIO: Eu geralmente tenho em mente o começo, o meio e onde eu quero chegar com a escrita. Então, os eventos entre essas etapas eu vou escrevendo em ordem, e raramente eu volto para mudar a ordem de algo que já está escrito. E claro, ideias pipocam o tempo todo enquanto dirijo para os locais (meu carro é uma incubadora incrível!), então o aplicativo de notas no meu celular bomba de uma forma que vocês não têm ideia!

SKULL BLOG: “Item 40.” foi lançado pela Editora Skull, poderia contar um pouquinho mais sobre a história?


SALESIO: O “Item 40.” conta a história do Tiago que queria resolver seus problemas emocionais tentando suicídio, mas não contava que a Morte ficaria emputecida e iria atrás dele para tirar satisfações de porque diabos ele acha que faz um trabalho melhor que ela, afinal, tirar vidas é trabalho dela! E nesse encontro a Morte e suas “colegas” ajudam Tiago a se entender, ver a raiz dos seus problemas e dar valor à sua vida.

O livro tem romance água com açúcar, tem encontros desastrosos, tem visibilidade LGBTQIA+, tem emoção e tapas na cara para quem está lendo (esse último motivo não foi proposital, eu juro!).

SKULL BLOG: Quanto tempo levou para escrevê-lo?


SALESIO: Olha, o processo todo durou menos de um ano. A primeira parte eu escrevi em pouco menos de três meses e a segunda acho que foi pouco mais de quatro, parando e continuando.

SKULL BLOG: Cite autores (ou obras) que influenciam sua carreira.


SALESIO: Além do Pedro (íntimos usando primeiro nome), temos, claro, a obra do jovem bruxinho cuja autora eu prefiro, atualmente, pensar que não existe (a gay militando) e Colleen Hoover com seus romances maravilhosos e desastrosos, principalmente “Maybe Someday”.

SKULL BLOG: Como lida com o bloqueio criativo?


SALESIO: Vinho.

SKULL BLOG: Possui planos para o futuro? (Outros lançamentos, projetos literários)


SALESIO: Eu escrevo muito como terapia, mas não sei se mais algum dos meus livros verão a luz do dia.

SKULL BLOG: O que te faz escrever? Diga sua motivação.


SALESIO: A necessidade de falar. Acho que se eu tivesse um podcast, teria uma hora de Salesio Junior falando de 50 assuntos para contar a história de como ele foi comprar pão e resolveu ir no cinema (a minha vida tem disso). Nem sempre você tem plateia para ouvir as suas ideias e escrevendo eu sei que pelo menos uma pessoa no mundo vai ler o que eu quero dizer, nem que seja o revisor ou a minha mãe.

SKULL BLOG: Qual foi a coisa mais difícil que já escreveu?


SALESIO: Está sendo a minha dissertação do mestrado! (risos de nervoso)

Quanto aos projetos literários, eu só resolvo escrever o que eu realmente quero e já tenho planejado, então não encontrei dificuldades nesse campo, ainda!

SKULL BLOG: Como lida com as críticas? Negativas e positivas sobre seu trabalho.


SALESIO: Bom, ninguém gosta de saber que seu livro não agradou, mas eu lido muito bem e prefiro pensar que a crítica negativa veio, mas, em contrapartida, a pessoa dedicou um tempo da sua vida lendo a minha história, então eu fico grato.

As positivas eu aceito muito menos que as negativas, síndrome de impostor, sabe? (risos)

E por último… Deixe um conselho para novos autores.

SALESIO: Escreva para você. Escreva um livro que você gostaria de ler e continue até o fim, acredite em você! (E esse foi o evento Disney de hoje, menines!)

Gostaria de deixar um recado para seus leitores? Esse é o seu momento!

Se você está na mesma situação do Tiago, ou mesmo parecida, procure ajuda! Converse, fale! Você não atrapalhará, você não é um peso e, sim, você importa! E compartilhe a sua história comigo, me chama e vamos trocar uma ideia! Se você já leu o “Item 40.” me conta o que achou e obrigado por ter dedicado um tempinho da sua vida para tal, se você não leu ainda, está esperando o quê? Eu hein, corre lá e compra!

______________________________________________________________________________________

E essa foi a nossa conversa com o autor Salesio Junior! Gostaram? Eu literalmente amei.

Quer conhecer mais sobre esse livro maravilhoso que ele lançou com a Editora Skull? Então se liga na sinopse abaixo!



Tiago, um homem com problemas emocionais, se vê frente a frente com a morte após a tentativa de suicídio que não foi bem sucedida por arrependimento. Ele então é obrigado a enfrentar seus próprios medos e a se conhecer melhor e, assim, aprender a dar valor à vida.

Encontre o livro “Item 40.” no site da Editora Skull e aproveite essa oportunidade para adquirir o seu exemplar!



Você também pode encontrar o autor em suas redes sociais:

IG e Twitter @jrdeoliveira (já aviso que no twitter eu não tenho muito filtro, é o meu jeitinho)







60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page